quinta-feira, 21 de novembro de 2013

eu, coachee me apresento!

Uma das "peças" fundamentais deste processo todo é o do acompanhamento psicológico.
 
E eu desisti dele.
 
Desisti por duas razões. 
 
A primeira é que estava  aficar insustentável tantas despesas, mas ( e é esta a segunda causa) sobretudo porque, pura e simplesmente não senti nenhuma ligação profícua na relação terapêutica.
 
 E, como já referi numa publicação anterior, cheguei a comentar com o Dr. Sérgio que precisava de uma banda para a tola... e que  a banda "psicóloga", para mim não servia, mesmo!
 
A isto o Dr. Sérgio fez-me um desafio... o coaching.
 
E , a principio, senti um misto de sensações.
 
Por um lado o meu lado escaldado de PNLs e outras paneleirices "new wave" faziam-me rejeitar totalmente, por outro lado... a imensa confiança no meu médico...e se ele propôs...é porque é bom. Jamais o Dr. Sérgio indicaria algo ou alguém em quem não acreditasse e, numa área sensível como esta, o seu crer,( mesmo que podendo ser ou não céptico) na pessoa indicada só poderia ser profundo.
 
E não me enganei.
 
E as sessões lá começaram. E nasceu mais um "titulo"...eu, Mary, a coachee...
 
E as perguntas, as listas, os planos, as partilhas, os esquemas, os choros e as alegrias começaram a fluir, com a naturalidade de quem não tem a mania que sabe tudo, mas sim, com a disponibilidade de quem quer ajudar-me  a descobrir, dentro de mim , o MEU melhor. É em mim que reside o poder...
 
 E a Filipa e o seu "coaching" conquistaram-me. Mais a confiança na Filipa do que no Coaching, pois só à medida que fui conhecendo é que me fui envolvendo,verdadeiramente. 
 
Mas hoje não em apetece falar de coaching , mas sim da Coach.
Porque não há palavras que expressem a minha gratidão.
E nestes meus tempos conturbados, os primeiros grandes tempos conturbados( outros tempos comparados com estes foram brincadeiras de criança...) desde a decisão/operação , que eu tenho de olhar para o bom que fui conquistando, voltar ao foco e não deitar tudo a perder...
 
( e estou perto, muito perto de deitar tudo a perder)
 
Filipa, obrigado por tudo.
 
(Mary, volta a focar-te no essencial!)
 
Beijos da sua coachee "rebelde"
 
Mary

4 comentários:

  1. O coach rulezzzzz. Basta querer e acreditar... Em ti! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exatamente!Então vamos começar... toca a acreditar mais em ti!
      kiss,kiss
      Mary

      Eliminar
  2. Ola Mary... tenho cirurgia agendada para o próximo dia 18 de Dezembro... será que lhe podia pedir uma avaliação geral de todo o processo? Se fosse hoje voltaria a colocar a BG?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Herlander!
      Vai colocar BG na véspera do primeiro aniversário da minha "Gusta".
      Se faria de novo? SIM!
      Se isto é difícil? ...como diz o meu médico, o Dr. António Sérgio, "Ninguém disse que isto ia ser fácil" ( não sei onde vai ser operado,mas fuja de quem lhe vender a ideia de que isto é fácil) Não é fácil,mas viver com a obesidade é muito pior. Hoje, apesar de muitas vezes me chatear com a minha Gusta, vivo muitíssimo mais feliz. Há um ano debatia-me com dores pelo corpo todo. Os joelhos e os pés então sofriam imenso. A coluna ... bem... é melhor nem lembrar...ou lembrar, para que não voltar ao mesmo. Antes subir um lanço de escadas era um martírio...agora até corro atras do autocarro.( coisa impossível há um ano). Agora isto requer muita disciplina. Comer muito devagar...aliás, muito DE VA GA RI NHO! E muito bem mastigadinho. e pouco de cada vez. E aprender estes hábitos custa ( mas custa mais ser gordo e cair para o lado ao fim de 5 degraus). Custa mudar hábitos ( debato-me com essa dificuldade neste ultimo mês) mas olhar para a seuqencia de fotos e ver o nosso corpo a ganhar formas e saúde ajuda-nos a sacudir muito dos disparates que apetece fazer. ( e hoje fiz um, mas foi assumido). Há coisas que nunca mais serão iguais ( comer bacalhau tornou-se tarefa impossível, assim como pão, a não ser tosta e mesmo essas...tem dias...e muitas outras pequenas coisas que vamos descobrindo). No meio disto tudo fundamental é:
      - ter um bom acompanhamento ( coisa que não existe em todos os sítios)
      . comer devagarinho
      -comer pequenas porções
      -mastigar meticulosamente
      - respeitar os intervalos das refeições
      - não nos impacientarmos
      - ir registando os sucessos para que nos ajudem nos tempos sombrios
      - ter uma boa dose de bom humor
      - no meu caso só disse da BG a quem quis. Depois fui contando a outras pessoas, mas muitas são as que não sabem. Foi uma opção minha. Não contando deixou-me a liberdade de o contar a quem quisesse e quando quisesse. Contar a toda a gente não me permitia voltar atras.
      - Ter paciencia com comentários parvos ( como já escrevi algures, neste blog... coisas como: estas a ficar anoretica...e outras pequenas invejas... descobrirás muito sobre o ser humano...)
      - no meu caso este blog ajuda-me imenso. ( o blog e o facebook dele, o www.facebook.com/bandagastricamente). E pertencer a alguns grupos. embora tenhamos de filtrar muito do que por lá é escrito (tencionava já ser moderadora de um grupo, mas a preguiça falou mais alto).
      - irmo-nos recompensando por conquistas. Eu ofereço-me prendas quando atinjo os patamares que quero. " se eu não cuidar de mim...quem cuidará"
      - e perceberás que muita coisa em ti muda... não só o corpo, não só a saúde, mas a tua perspetiva da vida muda. Dás por ti a não te contentares com o habitual, a quereres mais mudanças,... como se acordasses por dentro.
      Se é difícil? é.
      Se ouço muitas vezes que devia ter feito bypass em vez da banda...ui!! imensas. mas a minha escolha foi consciente. foi a minha e muito bem informada.
      Herlander, estou por aqui para a judar no que precisar. se quiser envie mail para bandagastricamente@gmail.com para trocarmos mais informações,mas o essencial está aqui.
      Coragem!

      Eliminar