sábado, 13 de julho de 2013

jantar e almoço ( crónica da teimosia gastronómica)

Ontem a minha colega Rose deu-me uma sugestão culinária: fazer um refogado de cebola, courgette e tomate. No caso a Rose acompanhou com uma costeleta (?) grelhada.

Fiquei a pensar no assunto....hmmm uma receita nova é sempre uma oportunidade de variar...

Cheguei a casa e, ontem improvisei, mas a "coisa" não correu lá muito bem.
Ficou bom, mas fiquei com a sensação que poderia levar aquela receita a outro nível.
Ontem cortei a cola em rodelas, a cougette aos cubos (erro...não faz jus ao alimento que é) e coloquei tomate,. refoguei e juntei carne picada. Ficou bom, mas... acompanhei com salada de alface e beterraba.


Entretanto fiquei a matutar... tenho de fazer aquilo melhor, e como, sem querer tinha descongelado duas porções de carne picada...aí estava a boa desculpa para repetir e melhorar a minha receita.

E hoje ficou bem melhor!!
- Num tacho coloquei a cebola às rodelas, juntei alho laminado e tomate picadinho. Refoguei um pouco e juntei-lhe a cougette às rodelas, a carne picada e pimento vermelho cortado as tirinhas . Deixei cozinhar e junte um pouco de tomilho e sal.
(Nota: estou a apostar nas descoberta das ervas aromáticas. Com elas a utilização de sal é reduzida em, pelo menos 25%.)
 ET voilá!

Hoje não juntei nenhuma salada porque anda não fui às compras.
Estava tão bommmm!!!

2 comentários:

  1. Humm..parece-me muito bem....eu também tive de revolucionar as minhas refeições para que tudo fosse saudável e não ficasse mal disposta e o resultado de tal mudança são os muitos kg perdidos, com a ajuda da banda e do desporto. Bem, o meu nome é Marta e também fui operada pelo "ANJO" do Dr. António Sérgio........tudo na minha vida mudou....pequenas coisas que para o simples mortal são banais para quem é obeso são um drama....Coloquei a banda em Março de 2012...cerca de 1 ano e 4 meses e passei dos 120 kg....para os 75 kg...muita luta muito esforço...a nível alimentar mas também muito suor no ginásio....mesmo muito! Considero que o desporto aliado à reeducação alimentar que a banda gástrica me permitiu fazer tem sido a chave do meu sucesso! Neste momento encontro-me a recuperar de outra cirurgia....upi upi..cirurgia plástica à barriguita e ao peito! Simplesmente estou MUITOOO FELIZ
    À todos quem se encontram nesta caminhada....nunca desistam...mesmo que ás vezes o caminho pareça difícil de finalizar....lutem sempre de cabeça erguida e sorriso nos lábios.....ahhh e olhem que o desporto ajuda muito a percorrer esse caminho tumultuoso de um obeso. BEIJOCASS e MUITO SUCESSSO
    Marteca

    ResponderEliminar
  2. Olá Marteca!
    Agradeço o seu comentário.
    Acho que percebe o que sinto ao ler testemunhos e palavras como as suas. Vá aparecendo e comentando!
    Rápida recuperação!
    ( quanto ao Dr. Sérgio ser um anjo....hmmm, desconfie! aquele arzinho é mesmo de diabrete! Estou a brincar! Sim, que o nosso querido e estimado médico vai lendo este cantinho)

    Bjs, Mary

    ResponderEliminar