quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Red Hand Day - China Keitetsi - Dia de luta contra a utilização de crianças como soldado

(esta publicação estava agendada para dia 12,mas não resisto a publica-la já hoje)

Dia 12 de fevereiro é dia de Red  Hand -  luta contra a utilização de crianças como soldados.

 Tive o privilégio de conhecer e ouvir, de vive voz, o testemunho de China Keitetsi.

Uma mulher outrora criança feita soldado e escrava sexual...
Uma mulher da minha idade.
Uma mulher que abalou convicções entranhadas em mim, que me fez tremer da cabeça aos pés.... a frase mais marcante do discurso dela:

"quando engravidei pensei: se eu sou um instrumento de morte, como posso dar a vida. Se esta coisa em mim é filho de tanta violência, como poderei cuidar dele... jamais poderei amar uma criança filha desta violência...(...)...no momento que o vi percebi que um amor maior nasceu em mim, que por ele dava ali, naquele instante, a minha vida, se necessário fosse..."

Não há dia em que não me lembre de China Keitetsi.

Destas suas palavras, ditas em tom calmo, pausado, sorriso nos lábios... como sorria... ontem, a propósito de uma conversa com alunas, voltei a  falar dela.

E a lembrar-me de tantas violências e de como muitas vezes não temos esta coragem, preferindo despachar o problema. E de como esse despachar se torna um fardo demasiado pesado. Diz-se que violência gera violência. Mas, estranhamente, a violência também pode gerar um amor maior... corajosas as que conseguem trazer à luz do dia esse amor maior.

Por estes dias, China Keitetsi deve estar algures pelo mundo a divulgar a sua história, para acordar consciências, ou na Dinamarca, pais que a acolheu como refugiada, tentado recuperar anos perdidos com os seus filhos, frutos de uma violência maior, amados com uma intensidade infinitamente maior.

Deixo aqui o link de um vídeo da China a falar, ainda que de forma breve, da sua vida.

http://youtu.be/RmK-Ddi2Mos

2 comentários:

  1. On a lighter note:
    Imagino a China Keitetsi a ser recebida como refugiada em Portugal, e aquele menino vestido de cor-de-rosa aos gritinhos histéricos "que pouca vergonha! os nossos estão a imigrar mas estão a meter cá chineses! demissão demissão!!"
    Que também por cá vai haver muito pai dentro em pouco a tentar recuperar estes anos perdidos... enfim!

    ResponderEliminar
  2. Jm , sim, seria quase certo ver.se Tozé inseguro aos guinchos, confundindo para reinar. Terça falamos melhor

    ResponderEliminar